1 de jul de 2009

O TRISTE FIM DA NINFA CALISTO!


A NINFA CALISTO ERA COMPANHEIRA INSEPARÁVEL DE ARTÊMIS (DIANA), A DEUSA DA CAÇA. RESOLVIDA A GUARDAR A CASTIDADE, AFASTOU-SE DO CONVÍVIO COM OS MORTAIS E JUNTOU-SE AO GRUPO DE NINFAS QUE ACOMPANHAVAM A DEUSA.

UM DIA, PORÉM, ZEUS VIU A BELA JOVEM A CORRER PELA FLORESTA E APAIXONOU-SE POR ELA. COMO A NINFA FUGIA A TODOS OS HOMENS, O DEUS DOS DEUSES TRANSFORMOU-SE NA PRÓPRIA ARTÊMIS E ASSIM CONSEGUIU APROXIMAR-SE DA JOVEM, REALIZANDO O SEU INTENTO. ENVERGONHADA POR TER SIDO SEDUZIDA, CALISTO REFUGIOU-SE NO FUNDO DO BOSQUE E ALI DEU A LUZ A UM MENINO QUE SE CHAMOU ARCAS. APÓS O NASCIMENTO DO GAROTO, CALISTO IMAGINANDO OCULTAR O FATO, VOLTOU A PARTICIPAR DO CORTEJO DE ARTÊMIS; ESTA PORÉM, FURIOSA AO PERCEBER TUDO (JÁ QUE ERA UMA DEUSA) TRANSFORMOU A JOVEM NUMA ENORME URSA. A INFELIZ FICOU A VAGAR PELOS BOSQUES DA ARCÁDIA ENQUANTO O GAROTO, SOB A PROTEÇÃO DE ZEUS, CRESCEU E SE TORNOU UM BELO RAPAZ E UM FAMOSO CAÇADOR.

UM DIA, ARCAS VIU UMA ENORME URSA QUE SE MOVIA VAGAROSAMENTE, COMO QUE A SEGUÍ-LO. EMPUNHANDO O ARCO, COLOCOU NELE A FLECHA E APONTOU-A PARA O ANIMAL, QUE O FITAVA COM A EXPRESSÃO DA MAIS DOLORIDA ANSIEDADE. COMO É FÁCIL ADIVINHAR, TRATAVA-SE DA NINFA, MÃE DO JOVEM, O QUAL, DE NADA SABENDO, RETESOU O ARCO E A FLECHA PARTIU.

LÁ DO ALTO DO CÉU, ZEUS PERCEBEU A TRAGÉDIA IMINENTE. E, PARA EVITAR O MATRICÍDIO, TRANSFORMOU, REPENTINAMENTE, O JOVEM CAÇADOR NUM PEQUENO URSO _ O QUAL RECONHECENDO A URSA A SUA MÃE, CORREU AO SEU ENCONTRO. PARA COMPLETAR A OBRA, ZEUS FEZ COM QUE AMBOS SE TRANSFORMASSEM EM CONSTELAÇÕES.

CONTA-SE QUE HERA, ESPOSA DE ZEUS, INSATISFEITA PORQUE A NINFA BRILHAVA NO CÉU COMO CONSTELAÇÃO, DIRIGIU-SE AO DEUS DOS MARES, POSEIDON; PEDINDO-LHE QUE PROIBISSE A URSA DE MERGULHAR NO MAR.

3 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Eu também não conhecia essa história, muito boa gostei mesmo.
A paz

variedadesedicas disse...

Ótima história! parabêns e um abração.

marcelo e nadja disse...

Ótima história! parabêns e um abração.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments