5 de jun. de 2009

Muita gente não sabe o significado da palavra: PARCIMÔNIA.


Parcimônia vem do latim parsus, que é o particípio passado de parcere (economizar).

Alguém parcimonioso é alguém que se importa muito em gastar dinheiro; o conhecido pão duro ou mão de vaca. Ao mesmo tempo, a palavra pode ser usada para designar alguém cuidadoso, moderado.

Um sinônimo formal para parcimônia é frugalidade>>>Praticar a arte da frugalidade pode ser a resposta. O dicionário define frugal como “um comportamento caracterizado por ou refletindo economia no uso dos recursos”. A pessoa frugal é o contrário da pessoa perdulária, ou seja, daquela que possui um estilo de vida marcado pelo consumismo exagerado.

Princípios gerais do método de parcimônia.

Princípios gerais do método de parcimônia

O princípio de parcimônia é um princípio filosófico largamente empregado na Ciência. Foi proposto por um filósofo inglês, Ockam no século XVII e seu enunciado é aproximadamente o seguinte: Se existe mais de uma explicação para uma dada observação, devemos adotar aquela mais simples.
O método de máxima parcimônia foi empregado em análises de seqüências moleculares com o propósito de reconstrução de árvores filogenéticas como uma simplificação do método de máxima verossimilhança por Eck e Dayhoff (1967). Já havia sido empregado implicitamente com o propósito de explicar a origem das inversões aninhadas nos cromossomos politênicos de espécies de Drosophila, em 1936 por Sturtervant e Dobzhansky.fonte.

Exemplos:

- Minha avó usava com propriedade a palavra parcimônia quando regulava a quantidade de manteiga no nosso pão, por exemplo. Depois dela, nunca mais ouvi esta palavra.


- Pra começar, vírgula não é confete, granulado ou queijo parmesão. Não dá pra ficar salpicando a pobre coitada sem critério. Vai que um dia ela acaba? E aí, como é que fica? Parcimônia e consciência, tudo que precisamos para manter um texto inteligível, pelo menos no que diz respeito ao uso da vírgula.


- Pedir ajuda a Mr.Jones. Seja como for, use a parcimônia. E modere na quantidade de pedidos em tão pouco tempo. Ele não é de aço e nem movido a energia nuclear. Uma excessao nessa regra: Em caso de Sexo, aí sim, o Mr.Jones é movido a energia nuclear e esquece a palavra parcimônia. fora isso. MODEREM.


“O que é prudente na conduta de qualquer família particular dificilmente constituiria insensatez na conduta de um grande reino”.Adam Smith

3 comentários:

Unknown disse...

Diego!
Eu conhecia o significado da palavra, mas não consigo usar o conceito no meu cotidiano.rsrsrrs
Mil beijos e muita paz.

Debora Gimenes disse...

Pois é acho que sou intensa demais para conhecer ou usar oconceita dessa palavra na minha vida. Quer dizer que tem mais um pidão na seua vida maninho. beijões

BLOGZOOM disse...

Dieguito, amei a ilustração, morri de rir!
Eu utilizo no sentido de ser comedida, ter cuidado. Faz sentido "economizar", é só parar para prestar atenção na construção da palavra.
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments