Parcimônia vem do latim parsus, que é o particípio passado de parcere (economizar).
Alguém parcimonioso é alguém que se importa muito em gastar dinheiro; o conhecido pão duro ou mão de vaca. Ao mesmo tempo, a palavra pode ser usada para designar alguém cuidadoso, moderado.
Um sinônimo formal para parcimônia é frugalidade>>>Praticar a arte da frugalidade pode ser a resposta. O dicionário define frugal como “um comportamento caracterizado por ou refletindo economia no uso dos recursos”. A pessoa frugal é o contrário da pessoa perdulária, ou seja, daquela que possui um estilo de vida marcado pelo consumismo exagerado.
Princípios gerais do método de parcimônia
O método de máxima parcimônia foi empregado em análises de seqüências moleculares com o propósito de reconstrução de árvores filogenéticas como uma simplificação do método de máxima verossimilhança por Eck e Dayhoff (1967). Já havia sido empregado implicitamente com o propósito de explicar a origem das inversões aninhadas nos cromossomos politênicos de espécies de Drosophila, em 1936 por Sturtervant e Dobzhansky.fonte.
- Minha avó usava com propriedade a palavra parcimônia quando regulava a quantidade de manteiga no nosso pão, por exemplo. Depois dela, nunca mais ouvi esta palavra.
- Pra começar, vírgula não é confete, granulado ou queijo parmesão. Não dá pra ficar salpicando a pobre coitada sem critério. Vai que um dia ela acaba? E aí, como é que fica? Parcimônia e consciência, tudo que precisamos para manter um texto inteligível, pelo menos no que diz respeito ao uso da vírgula.
- Pedir ajuda a Mr.Jones. Seja como for, use a parcimônia. E modere na quantidade de pedidos em tão pouco tempo. Ele não é de aço e nem movido a energia nuclear. Uma excessao nessa regra: Em caso de Sexo, aí sim, o Mr.Jones é movido a energia nuclear e esquece a palavra parcimônia. fora isso. MODEREM.
“O que é prudente na conduta de qualquer família particular dificilmente constituiria insensatez na conduta de um grande reino”.Adam Smith
3 comentários:
Diego!
Eu conhecia o significado da palavra, mas não consigo usar o conceito no meu cotidiano.rsrsrrs
Mil beijos e muita paz.
Pois é acho que sou intensa demais para conhecer ou usar oconceita dessa palavra na minha vida. Quer dizer que tem mais um pidão na seua vida maninho. beijões
Dieguito, amei a ilustração, morri de rir!
Eu utilizo no sentido de ser comedida, ter cuidado. Faz sentido "economizar", é só parar para prestar atenção na construção da palavra.
Bjs
Postar um comentário