16 de jul. de 2009

O Jeito Mandioca de ser.

No nordeste chamam de MACAXEIRA, no sul e Sudeste de AIPIM.

A lenda da Mandioca

A mandioca é uma raíz amidosa, muito volumosa usada para fazer um especial tipo de farinha (veja a foto). A farinha da mandioca faz parte da comida diária dos nativos da Amazonia, e é usada só ou acompanhada de arroz, batata, milho, e como acompanhamento para peixe, carne ou feijão. Esta raíz possui um forte veneno, cianide que precisa ser eliminado durante a preparação da farinha. Isto é feito durante o cozimento ou fermentação da raíz. A massa obtida é tostada e está pronta para armazenagem. Em épocas remotas, a filha de um poderoso tuxaua foi expulsa de sua tribo e foi viver em uma velha cabana distante por ter engravidado misteriosamente. Parentes longíquos iam levar-lhe comida para seu sustento e assim a índia viveu até dar a luz a um lindo menino, muita branco o qual chamou de Mani.

A notícia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande chefe tuxaua esquecer as dores e rancores e cruzar os rios para ver sua filha. O novo avô se rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos.

No entanto, ao completar três anos, Mani morreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou o filho perto da cabana onde vivia e sobre ele derramou seu pranto por horas. Mesmo com os olhos cansados e cheios de lágrimas ela viu brotar de lá uma planta que cresceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes grossas e brancas em forma de chifre, e todos queriam prová-la em honra daquela criança que tanto amavam. Desde então a mandioca passou a ser um excelente alimento para os índios e se tornou um importante alimento em toda a região. (http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-mani.html)

Dica de como se comprar uma boa mandioca:

Todo cuidado é pouco ao comprarem no supermercado, eles fazem uma maquiagem no produto pra não dar bicho, o que faz com que a gente ache que cada pedaço é a coisa mais linda do mundo.

Tem que saber pegar na mandioca A maioria das pessoas não sabe pegar na mandioca pra escolher a boa... É um problema isso! Pegam em qualquer mandioca e vão levando! Nem examinam para ver se está bichada, poxa!

Vou ensinar como escolher uma boa mandioca.

Olhar 43 pro balaio das mandiocas, umas em cima da outra... Não confiem nas mandiocas que estão por cima. Nem sempre o que está lá em cima presta. Procurem as que estão por baixo. Poderão ter uma bela surpresa.

Para quem nem sabe identificar uma mandioca, aí vai ter mais trabalho. Coisa de quem nunca viu um
a in natura. Mr. Jones terá que descrevê-las, se não prestarem atenção, vocês vão pagar o mico, e se ficarem perguntando a todo mundo aonde podem encontrar uma mandioca, alguns maliciosos vão falar certas palavras obscenas... Seja esperto. E procure no lugar certo.
Quando a mandioca chega às nossas mãos, ela é oferecida com
uns 10 a 20 cm de comprimento. (olha a mente poluída hein? Isso é cultura.) São duras, como toda raiz, casca grossa, ásperas, meio peludinha e acastanhadas. As melhores mandiocas para consumo devem ser as médias, com uns 3 cm de diâmetro. As finas são difíceis de manuseio. Ao descascarem uma dessas finas, não sobrará muito depois. As grossas, nem pensar! Vão por mim: são difíceis de comer. Tudo é difícil com uma mandioca muito grossa. (avisando de novo...Não vão pensar bobagens)

Para saberem se a mandioca está velha, podre, até mesmo mofada, cortem ao meio (escondidos, claro, senão vão achar ruim e reclamar). Nem que seja na pontinha. Se estiver tudo branquinho, sem nenhum ponto escuro, deve estar boa. Só que, mesmo assim, quando a gente leva pra casa a mandioca, aí é que vamos descobrir como ela é no seu intimo. Desta forma, procurem sempre ter mais mandiocas do que o que é necessário para suas necessidades. Pelo menos, umas três ou quatro.

Lavem bem suas mandiocas ao chegarem em casa. Além de serem da terra, muita gente já pegou nelas mandiocas antes de vocês. (imaginando aqui a cabecinha de algumas pessoas lendo isso ahahahah)

Existem os mais acomodados e chiques né? Que preferem levar a mandioca já toda produzida, descascada, limpinha. Não dá pra saber se ela é macia, uma vez que a mesma é dura por natureza. Elas não são como os tomates, que a gente apalpa e aperta para vermos a consistência. Mandioca é toda peculiar.
Apesar disso, existem casos em que a mandioca é tão ruim, mas tão ruim, que só servem para lhes dar trabalho e serem jogadas fora imediatamente.

A mandioca é um alimento altamente energético, podendo substituir o pãozinho, ou mesmo o arroz e o macarrão. Contêm, ainda, razoáveis quantidades de vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina, que estimula o apetite, promove o crescimento e conserva a saúde da pele. Seus sais minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro participam da formação dos ossos, dentes e sangue. Conforme o tipo, a polpa da mandioca deve apresentar cor branca ou amarelada uniforme e a casca deve soltar-se com facilidade. Mas, mesmo de boa qualidade, convém conservar a mandioca por apenas 2 dias quando fresca. No entanto, descascada e coberta com água numa vasilha, ela dura por mais tempo, assim como, depois de cozida. O período de safra da mandioca vai de janeiro a julho. Cem gramas de mandioca fornecem 149 calorias.



Agora que são experts em mandiocas...s
egura na mandioca e vai.

Bolo de mandioca

1 quilo de mandioca ralada
4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 colheres de margarina
1 coco fresco coco ralado ou um pacote de 100 g de coco seco
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de fermento em pó
processar a mandioca ou ralar, (eu ralei), juntar os ovos batidos no liquidificador com o leite, margarina e açúcar, juntar esta batida a mandioca ralada e ao coco ir misturando delicadamente e por ultimo acrescentar o fermento.
untar e enfarinhar uma forma redonda de 30 cm, de preferência forma alta. levar para assar por 45 minutos ou mais dependendo do forno, em forno a 200 graus ou ate dourar. desenformar e no prato de servir, espalhar a calda.

calda

1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de agua
1 pau de canela, cravos se desejar
deixar engrossar espalhar quente sobre o bolo morno, já desenformado

dica:

na massa do bolo, se desejar diminua 1 xícara de açúcar e 1/2 de leite e use 1 lata de leite condensado.



4 comentários:

Anônimo disse...

Mandioca ou macaxeira, é uma delícia fritinha =DD

O bEM viVER disse...

Hum...isso é ESCREVER.

Agora, vc quem tem essa mente poluidinha...fica falando de quem está pensando coisa e fica ai, falando: agora pega na mandioca, agora lava a "sua" mandioca...

Tá bom, sempre que pegamos na mandioca, falamos e pensamos mesmo, ainda mais qdo estamos em um grupo maior.

Um lembrete: se ela já vem cascada, olhe dentro, se não tem aquele aspecto que parece umas linhas...essa, mesmo se cozinha, não fica boa, tem que ficar tirando uns fiapos duros. Chato.

Ah, gosto muito de mandioca. Bolo de mandioca então...principalmente os feitos pela minha mamita. Escondidinho...hum...Bem, que frita é uma delícia, é; mas tem a tal de fritura. Só umas duas vezes/ano. Ah, e aquela mandioquinha temperada com manteiga margarina, limão, cebolinhas e pimenta? hum...

Abraço, gostei de falar em mandioca.

Lena

ÂME PASSIONNÉE disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk.......

ta escorrendo lágrima de tanto rir......

a história é mto linda mesmo,

o bolo uma delícia parece bolo de coco (agora na nova ortografia não tem mais acento neh, ficou estranho, mas bamo la.....)

agora segura a mandioca e vai..... foi o ápice..... por demais de bão.......rssssssssssss

vc é uma figura rara Diego, mto bom o post......

o negócio agora intaum quer dizer que é chorar em cima da mandioca pra poder comer depois? rsssssssss (não aguentei tive q escrever isso)

lindo post...... blog de agrônomo tem dessas coisas neh.....

bjocasssssssssssss com gosto de bolo de mandioca?????????

ÂME PASSIONNÉE disse...

Pérala...............

no sudeste chama de mandioca mesmo nada de aipim..........

"acorrege lá hein....." rssssssssss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments