28 de jun. de 2009

O mistério da areia movediça


PARIS, 28 set (AFP) - Em uma cena clássica de filmes sobre o Velho Oeste, o caubói cai em um poço de areia movediça e afunda lentamente, sem conseguir escapar do iminente afogamento, quando um companheiro consegue puxá-lo para a margem, salvando-lhe a vida.
Quantas vezes você já assistiu a um filme ou desenho em que o personagem é sugado por um buraco com areia movediça e acaba se salvando no último minuto ao agarrar um galho próximo (que apareceu ali de forma mágica) e ir se puxando para fora? Se acreditássemos no que vemos nos filmes, acharíamos que a areia movediça realmente consegue nos sugar para um poço sem fundo de onde nunca mais podemos sair. Mas não acredite nisso: a areia movediça não é como eles mostram nesses filmes.

"Na areia movediça, quanto mais você luta, mais você afunda, mas como seu corpo é menos denso do que ela, basta relaxar para flutuar A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos na tela dos cinemas: se você quiser mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo lugar, contanto que as condições certas estejam presentes. Ela nada mais é do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando em uma mistura mole de água e areia incapaz de agüentar qualquer peso." fonte: Ciencias

De acordo com Denise Dumouchelle, Geologista do United States Geological Survey, a areia movediça não tem sua formação determinada por um tipo específico de solo, além disso, ela afirma que esse fenômeno não ocorre somente com areia, mas com toda forma de solo granulado. O que determina a sua formação é o conjunto de condições naturais, como a união de água e solo.
A areia movediça tende a ocorrer, principalmente, em margens de rios, praias, beira de lagos e mangues.

Sendo ou não tão perigosa quanto parece nas explicações...Não queremos pisar numa dessas não é? Seguro morreu de velho.

2 comentários:

Unknown disse...

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la." (Henry Ward Beecher)
Eu ficaria apavorada!!!!

Anônimo disse...

Já fui pescar certa vez e "caí" na areia movediça. Mas como foi dito, é fácil sair dali sem maiores problemas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments