29 de jun. de 2009

A inesquecível Feira do Pinhão (2009)



Eu AMO Curitiba. Juro que gostaria de ter nascido aqui. Apesar de ser carioca, mas minha alma e coração pertence a Curitiba. Ô cidade DELICIOSA, LINDA E ENCANTADORA.
Curitiba me fez apaixonar desde a primeira vez que pisei na cidade. Foi há muitos anos atrás, volta das 04:hrs da madrugada e a temperatura era de -2 Cº. O impacto foi profundo. ahahah
Agora o que interessa nesse post aqui foi a imperdível Feira do Pinhão. Que o Dieguito aqui esteve na estréia da primeira que se deu em 1993. E teve encerramento ontem 28/06.
Com quiosques de Artesanato e comidas típicas fazem a alegria dos visitantes, ou mesmo de quem está só de passagem pela praça. Nesta época do ano, a grande estrela da feira é o pinhão. Semente comestível da pinha do Pinheiro-do-Paraná, ele é encontrado cozido e in natura em várias das barracas da praça. De lá até hoje o número de barracas só aumenta. Atualmente participam da feira cerca de 60 barracas. Além do pinhão a feira oferece várias comidas típicas e artesanatos de interesse turístico.
O quilo do pinhão foi encontrado a R$ 2,80. O preço, segundo meus calculos, deve ter sido suficiente para que fossem vendidos 30 toneladas crus e dez toneladas do produto cozido. O pinhão tem mil e uma utilidades. E quem entende do assunto pode afirmar como Lourdes Gouvêa , dona de uma barraca na Feira do Pinhão.“ Com pinhão você pode preparar muitas especialidades como bolos, doces e até sorvete”.

Objetivo: A feira é promovida pela Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba e, realizada uma vez por ano.De acordo com o Secretário Municipal, Norberto Anacleto Ortigara, a Feira do Pinhão é uma grande oportunidade para entidades sociais e produtores de várias regiões do Paraná exporem seus produtos por um preço menor e venderem mais.
Apesar do pinhão ser a principal atração da feira, não foi a única comida vendida no local. Além dos produtos de época, encontram-se lanches, refeições típicas ( japonesa, baiana). Gente! A barraca da baiana é sempre cheiaaaaaaa. Eu cometi a gula na barraca dos pierogui polonês, na barraca dos lanches sanduíche de pernil, pastéis, sucos e vinhos, quentão, entre outros.
A Feira do Pinhão ficou aberta até dia 28 de junho, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos das 14h às 20h.

2 comentários:

Unknown disse...

Amo pinhão, Curitiba, a Praça Osório... bjs

NEU disse...

Yam..... issu naum se faz *_*

Aham...., aliás a feira do largo da ordem nos domingos também é uma ótima opção, pena que é só de manhã.... ;-;

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments