2 de jun. de 2009

Diferentes Definições sobre o "amor"

Recebi da Juliana
" AMOR...


Segundo o dicionário: do Lat. Amores, s. m., viva afeição que nos impele para o objeto dos nossos desejos; inclinação da alma e do coração; afeição; paixão; inclinação exclusiva; graça teologal.

No Novo Testamento: Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (Cor 13:13)

Segundo a etimologia: os gregos possuíam três palavras para designar o amor: Eros, Philos e Ágape. Eros é o amor saudável entre duas pessoas, que justifica a vida e perpetua a raça humana. Philos é o sentimento que dedicamos aos nossos amigos. Finalmente, Ágape, que contem Eros e Philos, vai muito mais longe do fato de “gostar” de alguém. Ágape é o amor total, o amor que devora quem o experimenta.

Para Oscar Wilde: A gente sempre destrói aquilo que mais ama / em campo aberto, ou numa emboscada; /alguns com a leveza do carinho / outros com a dureza da palavra; / os covardes destroem com um beijo, /os valentes, destroem com a espada.(in Balada do Carcere de Reading, 1898)

Em um sermão no final do século XIX: Derrame generosamente seu amor sobre os pobres, o que é fácil; e sobre os ricos, que desconfiam de todos, e não conseguem enxergar o amor de que tanto necessitam. E sobre seu próximo - o que é muito difícil, porque é com ele que somos mais egoístas. Ame. Jamais perca uma oportunidade de dar alegria ao próximo, porque você será o primeiro e se beneficiar disto - mesmo que ninguém saiba o que você está fazendo. O mundo à sua volta ficará mais contente, e as coisas serão muito mais fáceis para você.
Eu estou neste mundo vivendo o presente. Qualquer coisa boa que eu possa fazer, ou qualquer alegria que puder dar aos outros, por favor, digam-me. Não me deixem adiar ou esquecer, pois jamais tornarei a viver este momento novamente. ( in O Dom Supremo, Henry Drummond [ 1851-1897])

Em uma mensagem eletrônica :“enquanto guardei meu coração para mim mesma, jamais tive qualquer manhã de angústia ou noite de insônia. A partir do momento em que me apaixonei, minha vida tem sido uma seqüência de angústias, de perdas, de desencontros. Penso que, usando o amor, Deus conseguiu esconder o inferno no meio do paraíso” (C.A., 23/11/2006)

Para um poeta: O amor não possui nada, e nem quer ser possuído, porque ele se basta a si mesmo. Ele irá vos fazer crescer, e depois os atirará por terra. Vos açoitará para que sintais vossa impotência, vos agitará para que saiam todas as vossas impurezas. Vos amassará para deixar-vos flexíveis.
E logo vos atirará ao fogo, para que possais vos converter no pão bendito, que será servido na festa sagrada de Deus (in O Profeta, de Khalil Gibran, [1883-1931] )

Para Juliana: O Amor é Você. É acordar do seu lado e não conseguir ficar sem lhe dar um beijo, sem encostar meu rosto junto ao seu. É perdoar suas travessuras, é aceitar que eu não dou conta nem de brigar mais com você. É me dar por vencida e entregar em suas mãos meu coração, pois ele é totalmente seu. É achar lindo suas imperfeições e ficar feliz porque você gosta das minhas. É ter um Reino, uma casa na colina, voar de balão, ouvir você cantar e me deliciar com cada história que você conta pra mim. É ficar olhando pra você horas e horas e nunca cansar. É querer ir pescar lambari na beira de um lago em pleno sábado à tarde e dispensar o salão de beleza só pra poder ficar mais tempo contigo. É rirmos, chorarmos, brigarmos, fazermos as pazes e apesar dos altos e baixos nunca deixar diminuir um só grama desse AMOR. E apesar de não concordar inteiramente com a descrição da mensagem eletrônica, creio que Deus conseguiu mesmo esconder o Inferno dentro do Paraíso através do Amor, porque só com muito AMOR pra suportarmos diferenças e até mesmo as semelhanças (não é fácil olharmos pra um espelho e enxergarmos a nós mesmo e muitas vezes alguns erros). Mas o Amor supera TUDO, até mesmo lidar com um inferno (de vez enquanto) dentro do seu Paraíso.

P.S: Meu amor por você é Ágape com uma boa dose de Eros. Acho que nem precisava dizer né
?!"

3 comentários:

disse...

O amor vem de onde menos se espera, quando não se está procurando por ele. Sair à procura do amor nunca resulta na chegada do parceiro certo. Só cria melancolia e infelicidade. O amor nunca está fora de nós, mas dentro de nós.
Louise Hay

chica disse...

Várias definições do amor, mas o que importa é aquele que está dentro de nós e que conseguimos passar!beijos,chica

Debora Gimenes disse...

o que importa mesmo é o amor verdadeiro

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments