18 de abr. de 2009

Aos índios, deixo aqui meus PARABÉNS!



Amanhã se comemora o dia do Índio...




Todos preocupados com tantos problemas. É gente reclamando demais.
Há muitos e muitos anos atrás, houve também uma nação que até muito tempo passava despercebida pelos povos de todas as nações. Estou falando dos “Índios”.



Esses sim tiveram motivos demais para reclamações. Invadiram suas terras, os fizeram de escravos, e ainda proliferaram com doenças desconhecidas por eles.
E aí?
Quando leio artigos, livros de historia sobre os povos indígenas, eu fico de boca aberta. Adoro as lendas, curto sobre a cultura deles. E uma coisa que aprecio fazer e me lembra eles, é andar descalço. Em casa eu prefiro ficar igual a um índio. Sério mesmo. E as armas de pesca e caça? Geniais!
Agradecimentos? Nenhum não é? Porque eles também nos serviram e nos servem muito nos dias de hoje. Juro a vocês que prefiro medicamentos naturais ao invés dos químicos.


E porque a confiança? Antes dos brancos chegarem com as doenças nas tribos, era difícil haver mortalidade precoce entre eles. Os curandeiros utilizando-se das suas ervas (e de graça viu? Porque esses medicamentos quem fornece é a natureza.)e assim curava as enfermidades dos nativos.



Aos índios, deixo aqui meus PARABÉNS...Vocês merecem.



“Ao contrário do que vem sendo dito por militares e reproduzido pela imprensa, os índios defendem, e não ameaçam, a soberania nacional. É o que garante o jornalista José Ribamar Bessa Freire, professor da pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Objetivamente eles defenderam e continuam defendendo. Os interesses dos índios coincidem com os interesses nacionais historicamente. O que é bom para os índios é bom para o Brasil.
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/

Agora a enquete: “O que você me diria agora, o que de proveitoso e interessante, a raça indígena proporciona a você?

9 comentários:

chica disse...

Linda homenagem! um abração,chica

Unknown disse...

Estudo bastante sobre eles. Acho que não tinha me ligado que moramos na mesma cidade. Tem um blog que está na minha lista de blogs que é de uma moça que escreve em tupi-guarani. Qdo puder dê ma olhada, ´r bem legal. bjs

João Ananias disse...

Uma bela homenagem a uma raça brasileira que se encontra em extinção. Quanto a enquete eu diria que a cura com plantas e raizes foi uma das mais proveitosas.

Anônimo disse...

poxa aprendi essa data no colegio nem me lembrava mais haha

Saltos Altos Vermelhos disse...

Já aprendi algo hoje! :d

Anônimo disse...

Tenho uma pequena porção de sangue índio nas veias. Acho que deste sangue herdei o respeito pela natureza. Parabéns pela homenagem.
Abraços

Indi(a)screet disse...

A raca indigena ja me proporcionou um namorado maravilhoso chamado Roberto Batista dos Santos. Na verdade ele era mameluco, sendo que sua mae era indigina e seu pai negro. Hummmmmm saudades......
Veja meu post no blog www.respeitoanatureza.blogspot.com
sobre este assunto.

Indi(a)screet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ivandro disse...

NÃO HÁ SÓ UM DIA DO INDIO MAIS TODOS OS 365, POR QUE ELES SÃO OS VERDADEIROS PRIMEIROS HABITANTES E DONOS DESTA TERRA CHAMADA BRASIL.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments