13 de mar. de 2009

SEXTA-FEIRA 13...uiiiii



Ja que o assunto de hoje é a dita Sexta-feira 13...












Na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o asteróide 2004 MN4 vai passar próximo à Terra, a uma distância de apenas 30.000km em relação ao solo - menos do que a distância a que pairam os satélites artificiais geosíncronos, que orbitam a 36.000km.
No momento de maior aproximação, o asteróide vai brilhar tanto quanto uma estrela de terceira grandeza, sendo plenamente visível a olho nu a partir da África, Europa e Ásia, mesmo para observadores em cidades iluminadas, segundo a NASA. Trata-se de um evento raro: a aproximação tão extrema de objetos cósmicos tão volumosos ocorre estatisticamente a cada 1000 anos, apenas.
Será uma sexta-feira 13 de sorte, pois o asteróide passará a uma distância tão curta sem causar danos ao planeta Terra. E nem sempre houve esta certeza: no final de 2004, pesquisadores do Programa de Objetos Próximos à Terra, da NASA, chegaram a calcular que havia uma chance de 1/60 de o 2004 MN4 colidir com a Terra nesta passagem de 2029.

Os dados conclusivos sobre a passagem do 2004 MN4 pela Terra em 2029 foram obtidos após observação direta pelo gigantesco radar astronômico de Arecibo, em Porto Rico. O 2004 MN4 tem 320m, e seu impacto seria capaz de devastar uma área do tamanho de Minas Gerais, se cair em Terra, ou de provocar uma gigantesca série de tsunamis, se cair no mar.

Impactos de asteróides e meteoros ocorreram diversas vezes na história geológica da Terra, e inúmeras crateras são testemunhos permanentes de seus efeitos cósmicos: destruição local, nuvens de poeira capazes de prejudicar as colheitas, extinções de ecossistemas e espécies, e até mesmo alterações magnéticas e geodésicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta é a maior preocupação com a destruição da Terra, a queda de algum objeto de grandes proporções.

Indi(a)screet disse...

Nao sabia que vc Mr. Jones era dado a astronomia hehehehehe
Teria sido mesmo uma chuva de meteoros que extingui os Dinos????

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments