1 de abr. de 2009

Mentira não faz bem a ninguém. 1º de Abril




“Quero informar aos leitores deste blog que a partir de hoje encerro minhas atividades. Aliás, informo também que acabei de saber que fui o único ganhador da mega-sena, e o valor do prêmio é tão alto que quase enfartei. Ainda não sei se vou investir em imóveis, ações, ouro, ou simplesmente comprar uma cobertura no Morumbi, uma mansão em Alphavile e uma Ferrari, e depois disso sair numa pequena viagem ao redor do mundo e relaxar um pouco.”

Dia da mentira. Quem em sã consciência nunca mentiu? Quem nunca contou uma mentira por mais pequena que seja (aliás, mesmo sendo pequena é uma) que atire a primeira pedra. Isso é impossível. Muitas vezes ela é contada para evitar um sofrimento, mas, de quem seria o “direito” de determinar quem vai sofrer? E se este alguém quer sofrer, mesmo que inconsciente? Talvez este “alguém” precise “sofrer” para aprender ou apreender algo. “Mentira tem perna curta” sempre se ouve esta frase, mas o que eu senti na pele é que mentir machuca, não só para quem utilizou deste “artifício”, mas também para quem “recebeu” a mentira. Tento na medida do possível - sem hipocrisia, falar a verdade, esta dói bem menos no final da história.

Isso me faz lembrar a tradicional história de Pedro e o Lobo, que nos fala de um rapazinho que gostava de brincar enganando o povo da sua aldeia, dizendo que estava um lobo a chegar para atacar os rebanhos e a aldeia. Cansados de ser enganados por Pedro, decidiram não acreditar mais no rapaz. E no dia em que ele voltou a gritar: “Vem aí lobo! Acudam, que vem aí lobo!”; já ninguém acreditou, só que desta vez o lobo vinha mesmo e atacou o rapaz.
Esta é uma história que nos mostra que a mentira pode virar-se contra quem insiste nela e a repete, porque desacredita tudo o que essa pessoa diz perante os outros. De tanto se dizer e insistir numa idéia, as pessoas podem cansar-se por se sentirem enganadas consecutivamente e deixam então de acreditar naquilo que é dito, mesmo que seja verdade.
Contudo hoje em dia a maior parte das mentiras contadas são mesmo brincadeiras inocentes e quase todas elas nos fazem sorrir. Mesmo quando simplesmente duvidamos de algo que estamos ouvindo, na tentativa de descobrir se estamos sendo alvo de uma destas brincadeiras.
Será que alguém vai levar a sério o que escrevi hoje?

Um comentário:

Indi(a)screet disse...

Agora falando serio meu querido Mr. Jones, o meu blog so trata da verdade, tudo sem mentiras, e pago um preco MUITO caro por isso :(

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Intense Debate Comments